Temas no arquivo.

Não encontrou aqui?

Escreva sobre o que você deseja saber, AQUI:



Escreva a sua dúvida.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Stress


Estresse
O estresse não é uma doença, e sim a tensão física, mental e emocional, habitual na vida de todas as pessoas. As reações individuais diante de situações de estresse podem mudar consideravelmente, e algumas dessas reações não são desejadas. A reação não desejada mais freqüente é a ansiedade. A ansiedade é um modo de responder ao estresse e é uma reação perante uma ameaça real ou imaginária, ou diante de um sentimento generalizado de intranqüilidade.

causas
Além das situações realmente perigosas, os motivos de profunda dor são causa de estresse. Outras situações geradoras de estresse podem ser: alimentação não equilibrada, consumo de entorpecentes (cocaína), síndrome de
hiperventilação, medicamentos (para os resfriados) e hipertireoidismo.

sintomas
A ansiedade está acompanhada de diversas manifestações: tremor, tensão muscular, dor de cabeça, sudorese, irritabilidade, fadiga, pesadelos, alterações da memória, impotência sexual, insônia, boca seca ou dificuldade na deglutição. 

diagnósticos
O médico fará um exame físico , levando em consideração o prontuário clínico, avaliará o tipo de comportamento e o nível de consciência. A primeira ação para resolver o problema de estresse é indagar a causa da ansiedade. Não é conveniente focalizar somente sintomas, como a insônia ou a falta de concentração, pois somente são conseqüências do estresse. Não sendo identificadas causas físicas, deve-se pesquisar a existência de problemas psicológicos e iniciar uma avaliação psiquiátrica.

tratamentos
Quando a causa do estresse é psicológica, é conveniente que a pessoa procure ajuda profissional. Podem ser usadas técnicas de relaxamento para reduzir a tensão muscular e desenvolver uma rotina de exercícios que inclua, quando for possível, atividade aeróbica. Existe um amplo leque de medicamentos para combater a ansiedade, que o médico pode prescrever para controlar determinadas situações.


fonte
The Merck Manual of Medical Information
O TRABALHO E O ESTRESSE
Várias das patologias hoje estudadas pela Medicina do Trabalho têm íntima correlação com o estresse. O desgaste a que pessoas são submetidas nos ambientes e nas relações com o trabalho é fator dos mais significativos na determinação de doenças. Este trabalho não escapa ao conhecimento médico, mas também é fato que o espaço dedicado na anamnese à investigação destes aspectos é pequeno em relação à sua importância.

A importância do lazer

A diversão e descontração torna-se cada vez mais importante no combate ao estresse puramente mental, físico e psicológico ( todos nós conhecemos os danos causados pela preocupação).

Há muitos estudos da medicina psicossomática descrevendo a produção de úlceras gástricas, hipertensão e vários outros males pela preocupação crônica em relação a problemas de ordem moral e econômica. E o melhor remédio aqui é a diversão e a descontração em que se encontra qualquer coisa que tome o lugar dos pensamentos preocupantes, para afugentá-los, e nada afasta tão eficazmente pensamentos desagradáveis quanto a concentração em pensamentos agradáveis.
Para pessoas com preocupações tão severas que se tornaram fobia, distúrbio obsessivo-compulsivo ou de pânico, talvez seja prudente recorrer à medicação para interromper o ciclo mas, contenção dos circuitos emocionais por meio de terapia tornou-se necessário posteriormente para reduzir a probabilidade de que os problemas de ansiedade retornem quando se parar a medicação.


 


Nenhum comentário: