Temas no arquivo.

Não encontrou aqui?

Escreva sobre o que você deseja saber, AQUI:



Escreva a sua dúvida.

domingo, 18 de maio de 2014

OSTEOPATIA E HÉRNIA DE DISCO








DOR!!! Quem gosta de senti-la? Ninguém, não é? A hérnia discal é apontada como uma das causas para este sintoma na coluna vertebral, e quando este sintoma acompanha a vida, causa bastante desconforto. Pode-se chegar ao ponto de pensar na cirurgia como única opção e/ou possibilidade. Para escapar desta condição (cirurgia), o paciente acaba buscando a opinião de outros especialistas, no intuito de encontrar meios para eliminar o problema detectado. QUE MARATONA!!! A dor muitas vezes continua incomodando e o tempo passando. Dependendo das circunstâncias, a Osteopatia é a melhor estratégia, principalmente nas disfunções de movimento. Você poderia neste momento me perguntar, mais porque a melhor estratégia? Eu respondo. A osteopatia irá atuar normalizando o mau funcionamento da vértebra e das disfunções associadas. Parece pouco, mas muitos pacientes apresentam melhora desde a primeira sessão.

70 a 80% dos pacientes que procuram a Osteopatia, aqui em Goiânia com o Dr. Paulo Henrique, chegam à consulta relatando dor na coluna vertebral. Muitas vezes as dores são alucinantes, onde as medicações não aliviam o quadro doloroso, podendo até exigir cirurgias. É sem duvida um dos principais quadros incapacitantes para o trabalho, não escolhendo classe social e\ou trabalhista, desde o empresário até o operário, o comerciante, o servidor público, o autônomo, etc... Todos podem ter este problema.

Estudos epidemiológicos apontam que 70 a 90% das pessoas têm, já tiveram ou terão no mínimo um episódio de lombalgia (dor na lombar) ao longo da vida, e destes, alguns já evoluíram para hérnia de disco. É incrível como esta patologia tem tirado a tranqüilidade das pessoas, afinal é creditado a ela ser grande causadora das dores na coluna vertebral.

Pois bem! Existe um estudo clínico comprovando que: 40% das hérnias discais são assintomáticas e assim não se faz nenhum tratamento por estarem sem dor, na verdade são apenas achados radiológicos. Os outros 60% ditos sintomáticos, estão equivocados como sendo as hérnias, a verdadeira causa do sintoma. Porque digo isto!? Este estudo foi aprofundado, dentro deste grupo de 60%, para verificar a real responsabilidade das dores. Resultado!? Em 90% dos casos as dores não tinham relação nenhuma com as hérnias discais. Os 10% restantes apenas é que tinham as hérnias como as verdadeiras causadoras das dores. Utilizando o estudo clínico das hérnias sintomáticas como referência, seria o mesmo que dizer: dentro de 100 casos (=100%) estudados, 54 poderiam beneficiar-se da Osteopatia, em 40 não se faz nada, pois seriam as hérnias assintomáticas, e em 6, repito APENAS SEIS casos, iriam evoluir para cirurgia.

Infelizmente em nosso país estamos sempre atrasados, as cirurgias de hérnia discal por aqui estão na contra mão do pensamento mundial, que tenta a todo custo diminuir a quantidade deste procedimento. Até quando!!!
Que pena!!! O Brasil, mais uma vez ficando ... "pra trás".

A Osteopatia vem se tornando uma ferramenta importante em todo mundo contra esse quadro caótico.













HÉRNIA DE DISCO: SAIBA COMO A OSTEOPATIA AUXILIA NO TRATAMENTO!
agosto 8, 2012 · por Julia Messas von Gal · Crie um Bookmark para o permanente. ·


A hérnia de disco é uma das principais causas de dores na coluna lombar (local de maior incidência na coluna vertebral) além de poder gerar sintomas como as famosas ciáticas. Mas a maioria das pessoas ainda não tem muito informação a respeito do que é a hérnia de disco, como prevení-la e tratá-la.

No post anterior falamos um pouco sobre a coluna vertebral e seus componentes. Sabemos então que ela é formada por conjunto de vértebras e que entre elas existe uma estrutura gelatinosa chamada DISCO INTERVERTEBRAL.

O disco é formado de água e proteoglicanos, possuindo um núcleo central e um anel fibroso que contém esse núcleo. Sua principal função é a de amortecimento. A medida que sobrecarregamos nossa coluna no dia a dia, esse disco vai sofrendo uma pressão anormal sobre sua estrutura e começa a perder água e a diminuir sua capacidade de suportar cargas.

Essa pressão anormal sobre o disco e a desidratação irão favorecer a instalação de pequenas lesões no mesmo, que podem ocorrer quando a gente dá aquele mau jeito na hora de pegar um peso, por exemplo. Essas pequenas lesões serão o início da degeneração do disco causando inflamação e dor local. Com o tempo haverá rompimento das fibras do anel, permitindo que o núcleo sofra uma protusão e extravase para fora do disco, podendo então afetar as raízes dos nervos. Esse extravasamento do núcleo para fora do disco é o que chamamos de HÉRNIA DE DISCO.


Mas por que isso acontece? Os principais fatores que contribuem para a degeneração do disco e a formação da hérnia de disco são:
Posturas estáticas incorretas por muito tempo.
Carregar peso excessivo de maneira incorreta.
Excesso de peso corporal/obesidade.
Sedentarismo.
Traumas/acidentes

A região mais comumente afetada é a lombar, mas as hérnias também podem ocorrer na cervical e torácica. Entre as vértebras lombares, a incidência é maior entre a 4ª e a 5ª vértebras e entre a 5ª vértebra lombar e o sacro. Como o nervo ciático emerge entre essas vértebras, ele é comumente afetado nos casos de hérnia discal.

O nervo ciático é um nervo de grande extensão, descendo pelos glúteos, pernas e chegando até os pés. Por isso, dependendo do tipo de hérnia e do comprometimento do nervo, a dor pode irradiar até o pé, gerando dor, formigamentos, fraqueza muscular e dificultando o caminhar.


Por isso é tão importante que além de manter hábitos de vida saudáveis, praticando exercícios físicos e cuidando da postura, as pessoas procurem profissionais capacitados para uma avaliação se sentirem dores na coluna. A degeneração discal começa muito antes da hérnia de disco e dos sintomas mais graves aparecerem. Por isso é importante NÃO SE ACOSTUMAR COM A DOR OU DESCONFORTO NA COLUNA, pois eles são um sinal de que algo está errado, e sim PROCURAR AJUDA PROFISSIONAL.

A osteopatia é uma técnica eficiente no auxílio do TRATAMENTO e , como vimos que é tão importante, na PREVENÇÃO da hérnia de disco.

O tratamento da hérnia de disco, dependendo do comprometimento nervoso, pode ser cirúrgico. Mas em grande parte dos casos o tratamento conservador tem resultados muito satisfatórios pois a hérnia pode ser reabsorvida com o passar de alguns meses. Ele irá incluir a fisioterapia, orientações e medicamentos para aliviar os sintomas mais agudos.

A fisioterapia atuará através de exercícios de fortalecimento da musculatura postural que irão devolver a estabilidade necessária para o bom alinhamento e funcionamento da coluna, além de técnicas para aliviar a dor, o edema e devolver a mobilidade e qualidade de vida ao paciente. A osteopatia é uma das ferramentas do fisioterapeuta e através de manobras específicas ajuda a aliviar a sobrecarga sobre o disco doente possibilitando assim a diminuição da inflamação, do edema e facilitando o processo de reabsorção do disco.

O terapeuta dará o estímulo inicial para que o processo de recuperação se inicie mas é imprescindível que o paciente entenda a importância das mudanças nos hábitos posturais, da perda de peso, da prática direcionada de exercícios e o que mais for necessário para que o tratamento seja eficiente e os resultados sejam duradouros.

Pelo fato da osteopatia buscar identificar onde há perda de mobilidade e consequentemente de função, ela se torna uma eficiente forma de prevenção também. No momento em que o osteopata encontra um bloqueio articular que possa estar gerando sobrecarga na coluna lombar, e com técnicas manuais devolva a mobilidade daquela articulação, automaticamente se alivia a sobrecarga, evitando desalinhamentos posturais adaptativos e processos degenerativos futuros.

Qualidade de vida e saúde estão diretamente relacionados com hábitos de vida saudáveis e prevenção. Pense nisso!


fONTE: AQUI


Nenhum comentário: