Temas no arquivo.

Não encontrou aqui?

Escreva sobre o que você deseja saber, AQUI:



Escreva a sua dúvida.

domingo, 3 de abril de 2011

Esofagite.



Esofagite1 Esofagite inflamação do esôfago causada por refluxo
azia é a principal queixa, que pode piorar quando se dobra o peito sobre a barriga e quando se deita com o estômago cheio. É referida como queimação ouardência, em algum ponto entre a boca do estômago e o queixo, correndo por trás do esterno (o osso do peito). Dizem que a azia pode ser tão intensa como uma dor no peito, causando a impressão de infarto cardíaco. Pode ocorrer também um aumento da salivação porque na deglutição essa saliva alivia a queimação – uma espécie de antiácido natural. Esse é o principal sintoma de quem tem esofagite.
A esofagite é uma  inflamação no esôfago causada por refluxo do estômago. Com isso, alguns alimentos correm o risco de não serem bem digeridos e voltam para o esôfago causando sensação de azia e amargo. O esôfago de um adulto é um canal de 35 a 40 cm, que liga a boca ao estômago. Ele é elástico e na  espessura de sua parede contém camadas musculares (Esfincter Esofágico Inferior) recobertas internamente por uma delicada pele chamada mucosa esofágica. Quando o ácido gástrico do estômago, em geral muito ácido, atinge essa mucosa ela reage inflamando e originando a esofagite de refluxo.

Segundo os médicos, as refeições volumosas acompanhadas de líquidos gasosos aumentam a pressão dentro do estômago que facilitam o refluxo gastroesofágico, mas há outros fatores que provocam a fraqueza do músculo Esfincter Esofágico Inferior, tais como a nicotina (cigarro), os alimentos fritos e gordurosos, o  chocolate, o café,  os sucos de frutas, a gravidez, os esforços físicos, a obesidade. A posição deitada pode favorecer também o refluxo, pois há menor efeito da ação da gravidade sobre o líquido refluído. O refluxo pode acometer outras áreas além do esôfago.
Dores torácicas muitas vezes são confundidas com problemas cardíacos; halitose,disfagia (dificuldade na deglutição) e odinofagia (dor à deglutição) podem ocorrer por causa da inflamação ou ,até mesmo, estreitamento do esôfago. Problemas respiratórios (pneumonia, tosse, asma) podem aparecer devido ao comprometimento da árvore respiratória que é atingida pelo refluxo. Laringite,gengivite e problemas dentários ocorrem em alguns casos devido a ação direta do líquido refluído. Salivação excessiva pode acontecer devido a refluxos vagais aumentados, estimulados pela presença de ácido esofágico. Dor de ouvido ocorre em casos raros; hemorragia em esofagite severa.
diagnóstico da doença é feito através de endoscopia digestiva alta, estudo radiológico, phmetria e manometria do esôfago. O tratamento é feito através de uma dieta rigorosa, antiácidos para neutralizar o ácido produzido pelo estômago.


Fonte :  Corpo saun


Alimentação proibida
- Alimentos gordurosos e frituras em geral
- Frutas ácidas (laranja, abacaxi, limão, morango, damasco, pêssego, cereja, kiwi)
- Temperos (vinagre, pimenta, molho inglês, massa de tomate, molhos industrializados, katchup, mostarda, caldos concentrados, molho tártaro), picles
- Doces concentrados (goiabada, marmelada, doce de leite, cocada, pé-de-moleque, geléia, compotas)
- Frutas secas e cristalizadas
- Frutas oleaginosas (nozes, avelã, coco, amêndoa, castanha de caju e do pará, amendoim, pistache)
- Feijão e outras leguminosas
- Pepino, tomate, couve, couve-flor, brócolis, repolho, pimentão, nabo, rabanete
- Café, chá preto, mate e chocolate
- Lingüiça, salsicha, patês, mortadela, presunto, bacon, carne de porco, carnes gordas, alimentos enlatados e em conserva
- Bebidas alcoólicas e gasosas
Alimentos permitidos:
- Leite, queijo fresco, ricota
- Chá de camomila, erva-doce, erva-cidreira, melissa, espinheira santa
- Sopas magras
- Carnes magras desfiadas, picadas, moídas, ensopadas, cozidas, assadas, grelhadas
- Ovos cozidos, ponches, quentes
- Verduras e legumes bem cozidos
- Frutas (exceto as mencionadas acima)
- Pães brancos, bolachas Maria, maizena e água e sal
- Arroz, macarrão simples
- Batata, mandioca, mandioquinha cozidos
Recomendação importante:
- Não ficar por mais de 3 horas sem se alimentar

Nenhum comentário: