Temas no arquivo.

Não encontrou aqui?

Escreva sobre o que você deseja saber, AQUI:



Escreva a sua dúvida.

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Dor de cabeça











A dor de cabeça ou cefaléia (nome científico) é um distúrbio de causas e características diversas, podendo ser divididas em dois grupos. As primárias, em que a dor é ela própria a doença e o sintoma, e as secundárias, onde surgem em decorrência de outros problemas, que vão de um simples resfriado a um tumor cerebral...Na dor de cabeça secundária o tratamento deverá ser da enfermidade que causa o mal. Uma dor de cabeça decorrente de uma infecção bacteriana, por exemplo, tende a ser debelada com a prescrição de antibióticos.
.......Com as dores de cabeça primárias, tudo é mais complicado. Todas elas são fruto de um descompasso na química cerebral. O bom funcionamento do cérebro (e conseqüentemente de todo o organismo) depende de um equilíbrio preciso e delicado entre centenas de substâncias químicas. Cada uma das dores de cabeça primárias é resultado de uma ou mais alterações na química do sistema nervoso central. Só recentemente, com os avanços no campo da biologia molecular e a criação de exames capazes de de flagrar o cérebro em pleno funcionamento, os estudos sobre as dores de cabeça primárias deslancharam. No passado, acreditava-se que elas eram simples reflexo de distúrbios psicológicos ou musculares..A mais comum das dores de cabeça primárias é a tensional ou episódica. É a dor que pode surgir no fim de um dia de muito stress, sendo bilateral e difusa e sendo facilmente tolerável e combatida com um comprimido de analgésico ou uma boa noite de sono. O problema é que ela pode deixar de ser epsódica e se tornar crônica diária. Pode ter náuseas ou sensibilidade à luz ou a ruídos como sintomas associados, mas nunca os três sintomas juntos.
.......A mais terrível das dores de cabeça é a cefaléia em salvas. A dor é tão intensa que é conhecida como dor de cabeça de suicidas. Não é raro o paciente acabar com o suplício batendo a cabeça na parede. É um tipo pouco comum de cefaléia, ocorrendo mais no sexo masculino. O tratamento mas adequado é, no momento que a dor surge, submeter o paciente à inalação de oxigênio ou injetar-lhe analgésico pesados...Entre a dor de cabeça tensional episódica e a em salvas, encontra-se a enxaqueca. Nenhuma dor é tão complexa e rica em disfunções quanto ela. As inúmeras alterações orgânicas que a enxaqueca provoca, mesmo entre as crises, e a vastidão de fatores que servem de gatilho para a dor fazem com que cada paciente de enxaqueca seja um caso único, sendo difícil de lidar. São várias as causas que deflagam a enxaqueca.
.......As crises de enxaqueca se caracterizam por dor pulsátil (unilateral, na fronte e têmpora), náuseas, vômitos, formigamento das mãos, vista embaralhada, raciocínio cofuso, aversão à luz, ao barulho e a odores fortes. Alguns não aguentam ficar de pé, mas, quando se sentam ou se deitam, tudo piora. Pode durar até três dias, comprometendo o exercício de atividades cotidianas. A enxaqueca pode levar a outros problemas como depressão, insônia, ansiedade, fibromialgia e prolemas gastrointestinais. O tratamento da enxaqueca é com analgésicos mais potentes, podendo ser usado medicamentos para previnir os ataques. Quando tratado na época certa, de maneira adequada e pelo tempo necessário, a enxaqueca pode ter cura. Além de remédios próprios, algumas dores de cabeça podem ser tratadas e até previnidas com estratégias não medicamentosas como acupuntura, técnicas de relaxamento e restrição de certos alimentos como aspartame, chocolate, embutidos (salsicha, lingüiça e salame entre outros), frutas cítricas (especialmente laranja, limão e abacaxi), queijos envelhecidos (camenbert, brie, roquefort e mussarela entre outros) e vinho tinto. Na verdade, não existe uma lista fechada de alimentos que levam às crises de enxaqueca, sendo uma questão de sensibilidade individual.

..O tratamento medicamentoso preventivo das enxaquecas deverá ser com antidepressivos (especialmente os mais antigos, da classe dos tricíclicos), anticonvulsivantes, betabloqueadores, bloqueadores de canais de cálcio e toxina botulínica.
.......Os antidepressivos tricíclicos (Tofranil, Pamelor, Amytril e Tryptanol) também poderão ser usados na prevenção da cefaléia tipo tensional.
.......Os anticonvulsivantes (Depakote e Topamax) poderão ser usados também na prevenção das cefaléias em salvas.
.......Os principais medicamentos, utilizados no momento da dor da cefaléia tipo tensional e da enxaqueca, poderão ser os analgésicos sem cafeina (Aspirina, Tylenol, Doril e Novalgina) ou com cafeína (Neosaldina, Dorflex, CafiAspirina, Excedrin ou Tylenol DC), podendo também ser usado os antiinflamatórios (Celebra, Advil, Indocid, Flanax, Bextra ou Loxonin). A cafeína além de ter
propriedades analgésicas, potencializa e aumenta a absorção dos analgésicos. Os antiinflamatórios bloqueiam a produção de prostaglandinas, interrompendo assimo trânsito dos estímulos dolorosos. Os antiinflamatórios inibidores da enzima COX-2, como o Celebra e o Bextra, tem menos reações adversas, especialmente com relação a lesões gástricas.
.......Para enxaqueca, pode-se usar ainda os triptanos (Sumax, Imigran, Zomig, Maxalt e Naramig), que mimetizam a ação das serotoninas, sendo a serotonina uma substância que entre outras funções, tem um importante papel no processo natural de supressão da dor.

© Direitos reservados. Artigo de caráter informativo, não devendo o mesmo ser usado com o intuito de se automedicar. Procure o seu médico.




Nenhum comentário: